×

Diferença entre Fusão e Aquisição

Fusão e Aquisição

Confira abaixo um aprofundamento sobre as questões que diferenciam Fusão e Aquisição. Em resumo fusão é a estratégia corporativa na qual duas ou mais empresas se juntam e formam uma nova empresa. Aquisição, por sua vez, é quando uma empresa compra o poder acionário de outra, e ao contrário do que acontece na fusão, não há o nascimento de uma nova empresa, apenas o desaparecimento legal da empresa adquirida.

Fusão

A fusão se refere à combinação de duas ou mais entidades empresariais. O motivo principal para as empresas se fundirem é a economia gerada nos custos de produção, principalmente quando há a fusão entre concorrentes. A fusão pode também gerar capital e possibilita às empresas a entrada em mercados novos. Os tipos de fusões são 5:

  • Horizontal

Ocorre quando empresas da mesma indústria, ou seja, concorrentes oferecem o mesmo bem ou serviço. O objetivo é criar uma organização com mais participação no mercado e assim obter economias de escala e expandir a área de atuação.

  • Vertical

Ocorre quando há junção de duas ou mais empresas que possuem serviços complementares, isso significa que, as empresas produzem bens ou serviços diferentes para um produto final específico. Nesse modelo, as organizações não competem entre si, apenas operam em níveis diferentes dentro da cadeia de uma indústria. Os objetivos desse tipo de fusão é possuir maior controle sobre as atividades, proteger o investimento principal, ganhar facilidade de distribuição dos produtos e assegurar as matérias-primas.

  • Conglomerado

Um conglomerado é a fusão de empresas envolvidas em atividades comerciais completamente diferentes. Os objetivos dessa fusão são as diversificações do risco e a oportunidade de aproveitar investimentos.

  • Extensão de mercado

A fusão de extensão de mercado ocorre quando duas empresas ou mais produzem os mesmos produtos, porém em mercados diferentes. O objetivo aqui é garantir que as empresas possam ter acesso a um mercado maior e que assegura uma base de clientes maior.

  • Extensão de produto

Esse tipo de fusão ocorre entre duas ou mais organizações cujos produtos relacionam-se e o operam no mesmo mercado, isso permite com que as empresas agrupem seus produtos e obtenham acesso a um conjunto maior de consumidores.

Aquisição

Para garantir a aquisição de uma empresa é necessário que ocorra a compra do controle acionário de uma empresa por outra. No caso de aquisição global, a empresa compradora assume o controle total e a empresa adquirida deixa de existir.

Na maioria dos casos, as aquisições são formas estratégicas de crescimento de uma empresa quando a mesma percebe que há mais benefícios assumir as operações de uma organização já existente do que expandir por conta própria. As aquisições podem ser amigáveis, quando os executivos da empresa alvo apoiam a empresa adquirente no processo de due diligence ou podem ser aquisições hostis quando a compra no mercado aberto da maioria do capital de uma empresa alvo ocorre sem a vontade do Conselho da Administração da empresa a ser adquirida.

Considerando vender seu negócio? Utilize-se da Meta Business Brokers e veja que nossa remuneração é devida pelo fechamento da operação. Assim fazemos porque confiamos na nossa equipe e nosso network mundial.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil - Business Brokers